Química
Hidróxido de Alumínio e Hidróxido de Prata
Hidróxido de Alumínio
Características: Consiste num composto cristalino branco, cuja fórmula química é Al(HO)3. Estecomposto apresenta uma densidade relativa entre 2,42 e 2,52 e ocorre naturalmente como mineral gibsita(cristaliza no sistema monoclínico). É a mais estável forma de alumínio nas condições normais. Relacionado com o óxido hidróxido de alumínio, AlO(OH), e óxido de alumínio, Al2O3, diferindo destes somente pela perda de água. Estes compostos juntos são os maiores componentes do minério de alumínio bauxita.
Métodos de obtenção: Ele é encontrado na natureza como o mineral gibbsita (também conhecido como hidrargilita); Pode ser produzido no processo Bayer como um intermediário na produção e alumínio metálico; Quando aquecido, ele transforma-se num composto misto de óxido e de hidróxido. Esta substância ocorre naturalmente como diaspório e boemita.
Na prática, podem-se produzir muitas substâncias que são formas cristalinas misturadas de hidróxido de alumínio, óxido de alumínio e ambos com moléculas de água. Estas são conhecidas como alumina hidratada.
Aplicações : Farmacologicamente, este composto é bastante usado como anti-ácido, pois, por ser uma base, ele age com o Ácido Clorídrico (HCl) do estômago, diminuindo a acidez, gastrite, úlceras no estômago ou intestino delgado.(Principais exemplos : Engov, Alu-cap, Aludrox e Pepsamar).Também é incluído como um coadjuvante farmacêutico em algumas vacinas (e.g. Alhydrogel), já que contribui a indução de uma boa resposta do anticorpo (Th2). Entretanto, ele tem pouca capacidade de estimular a resposta imunológica celular (Th1), importante para a proteção contra muitos patogênicos.
Contra-Indicações: Indivíduos em período de gestação,com insuficiência renais graves e alérgicos ao alumínio.
Efeitos adversos: O consumo excessivo de compostos de alumínio pode causar ou contribuir para o desenvolvimento de lesões cerebrais