Química
Determinar o pH das soluções salinas.
Fundamentação teórica:
Quando um sal se dissolve na água, o pH resultante pode ser básico ou neutro, dependendo da natureza do sal. Se for um sal de ácido forte e base forte, o pH é próximo de 7 (neutro), e nenhum dos íons hidrolisam. Ex: NaCl, K2SO4.
Se for um sal de ácido fraco e base forte, a solução é básica (pH >7), pois somente o ânion hidrolisa, aumentando a concentração de íons OH-.
Ex: NaF, K(CH3COO).
Se for um sal de ácido forte e base fraca a solução é ácida (pH< 7) pois somente o cátion hidrolisa, aumentando a concentração de íons H3O+. Ex: NH4Cl, Al2(SO4)3.
No caso de um sal de ácido e bases fracos, ambos os íons sofrerão hidrólise. Para se detrminar o pH da solução, precisaremos conhecer os valores de Kh para o ânion e para o cátion. Se o Kh para hidrólise do cátion (que tende a tornar a solução ácida) for maior do que o Kh para hidrólise do ânion ( que tende a tornar a solução básica), a solução será ácida, por causa de um pequeno excesso de íons H3O+. E vice versa.
Vidrarias:
1 becker
1 Proveta
3 funis de separação
3 bastão de vidro
3 balões volumétricos 50 ml
Materiais utilizados:
1 becker
1 proveta
3 funis de separação
3 bastões de vidro
3 balões volumétricos 50 ml
Reagentes:
Acetato de amônio
Cloreto de Potássio
Fluoreto de sódio
Água destilada
Procedimentos:
Calcula-se as massas necessárias para a preparação de 50,00 ml de soluções referentes a cada um dos sais; pesou-se as soluções em balança analítica. Adicionou-se 10 ml de água destilada em cada um deles, agitando; transferiu-se, cuidadosamente, cada um dos sais para os balões volumétricos e homogeneizou-se a solução. Mediu-se o pH de cada solução introduzindo-se o papel de pH nas mesmas.
Através da medida do pH concluímos que a solução de cloreto de potássio é neutra pH= 6,7, cloreto de sódio é básico pH= 8,0 e acetato de amônio é ácido pH= 6,0.
Cálculos e resultados:
De acordo com os cálculos das