Química
[Química Geral – volume 1 - John B. Russel]
Capítulo 1
Noções Preliminares
O que é química?
A química estuda a natureza, as propriedades, a composição e as transformações da matéria. O campo de interesse e aplicação da química é tão amplo que envolve quase todas as outras ciências; por isso, muitas disciplinas estão interligadas com a química, tais como geoquímica, a astroquímica, e a físico-química.
Porque estudar química?
Do ponto de vista prático, a química ajuda a adquirir um útil discernimento dos problemas da sociedade, com aspectos científicos e técnicos.
Metodologia Científica O processo científico é iniciado com observações (pode ser qualitativa ou quantitativa) seguido do registro das observações.
Depois faz-se a análise dos dados coletados. Se revelarem similaridade ou regularidades podem ser generalizadas e se transformarem numa "lei natural", a partir daí surgem as teorias;
Teorias - tentativa de explicar o comportamento observado em termos de um modelo, coisas que nos são familiares e cujo comportamento poderemos analisar e compreender.
METODO CIENTÍFICO
Fig. 1.1 - Ciclo do processo científico
DEFINIÇÕES Matéria - tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. É "essência", isto é, tem existência física real.
Massa - quantidade de matéria do objeto. Pode ser determinada pela medida de inércia do objeto.
Inércia - resistência de um objeto a um esforço realizado para modificar o seu estado de movimento.
Peso - é a força gravitacional que atrai o objeto para a Terra. Substâncias puras - uma única substância com composição característica definida e com um conjunto definido de propriedades.
Exemplos: água, sal, açúcar comestível e o oxigênio Mistura - consiste em duas ou mais substâncias fisicamente misturadas. Algumas vezes, a mistura pode ser identificada por