Exercicios de Rede
P1
1. No HTTP persistente sem paralelismo, uma nova requisição só é feita após a resposta da anterior, portanto, requer um RTT para cada objeto e pode permanecer ociosa aguardando outra requisição.
Naquelas com paralelismo, o cliente emite requisições assim que encontra referências, ou seja, não aguarda respostas das requisições anteriores. Nesse caso, necessita apenas um RTT para todos os objetos e fica ociosa uma fração menor de tempo.
Em vez de operar no modo stop and wait (pare e espere), emissor é autorizado a enviar vários pacotes sem esperar por reconhecimento
2.
1) Usuario 1 usa AU para redigir mensagem "para" usuario 2;
2) O AU do usuario 1 envia mensagem ao seu servidor de correio, que é colocada na fila de mensagens; 3) Lado cliente do SMTP abre conexão TCP com servidor de correio de usuario 2;
4) Cliente SMTP envia mensagem do usuario 1 pela conexão TCP;
5) Servidor de correio de usuario 2 coloca mensagem na caixa de correio de usuario 2;
6) Usuario 2 chama seu AU para ler mensagem.
São 3 comunicações requeridas (2, 4, 6)
(4) = Protocolo SMTP
(2) e (6) = Protocolo HTTP (para gmail, hotmail, ...) enviado e recebido pela web
(2) = Protocolo SMTP e (6) = Protocolo de acesso POP3, IMAP ou HTTP (recebido pela web)
3. a) Protocolo de Transporte Simples (PTS). No lado remetente, o PTS aceita do processo remetente um conjunto de dados que não excede a 1196 bytes, um endereço do host destino e um número de porta destino. O PTS acrescenta um cabeçalho de 4 bytes a cada conjunto de dados e põe o número da porta do processo de destino neste cabeçalho. O PTS repassa o endereço do host destino e o segmento resultante então à camada de rede. A camada de rede entrega o segmento ao PTS do host destino. O PTS examina o número da porta no segmento, extrai os dados do segmento e repassa os dados ao processo identificado pelo número da porta.
b) Neste caso, tem dois campos no cabeçalho: um campo de porta origem e