setup
DIVISÃO DO TRABALHO E OS TEMPOS DE SETUP
2011
DIVISÃO DO TRABALHO E OS TEMPOS DE SETUP
Trabalho apresentado à disciplina de Elementos de Maquinas.
Profº:
2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho explicará sobre o que é setup, quais os tipos, como separá-los e qual a sua importância na indústria, irá falar como surgiu, o que é, e como foi o estudo da divisão do trabalho e sua aplicação na indústria e explicara como surgiu as maquinas que substituem o uso das mãos e o que as maquinas trouxeram de benefícios para as indústrias.
SETUP
Setup é o processo de mudança da produção de um item para outro em uma mesma máquina ou equipamento que exija troca de ferramenta e/ou dispositivo. O tempo de setup é compreendido entre a última unidade produzida de um ciclo até a primeira unidade, com qualidade, do ciclo seguinte. Esta metodologia foi criada em 1950, quando Shigeo Shingo realizou estudos nas plantas de algumas industrias japonesas com o intuito de melhora no processo de trocas de ferramentas de maquinas. Como exemplo prático sobre set-up, pense no tempo que leva para trocar o pneu de um carro comum e compare com o tempo que uma equipe de Fórmula 1 leva para trocar o pneu de um carro de corrida. O tempo de set-up do carro comum é bem maior do que o set-up de uma equipe de Fórmula 1.
O tempo de SETUP está intimamente ligado com a troca rápida de ferramentas (TRF), que pode ser descrita como uma metodologia para redução dos tempos de preparação de equipamentos, possibilitando a produção econômica em pequenos lotes. A Outra vantagem da TRF é a produção econômica de pequenos lotes de fabricação, o que geralmente exige baixos investimentos no processo produtivo.
Há dois tipos de operação de setup:
Setup Interno (SI ) – operações de setup que podem ser executadas somente quando a máquina estiver