Setup
Karen Christine Alvarenga (ADS) RA 122322 karen.alvarenga@fatec.sp.gov.br
Palavras Chave: CMOS, SETUP, BIOS, POST e BIPS
-------------------------------------------------
Resumo
O CMOS é uma pequena área de memória volátil, alimentada por uma bateria, que é usada para gravar as configurações do Setup da placa mãe, as configurações são perdidas quando a alimentação elétrica é cortada. Por isso, toda placa-mãe inclui uma bateria.
Dentro da memória ROM do micro há três programas distintos armazenados: BIOS que é responsável pelo correto funcionamento do PC; POST, que é o programa responsável pelo autoteste que é executado toda a vez em que ligamos o micro (contagem de memória, entre outros) e se for detectado algum problema durante o POST a BIOS emite certa sequência de bips sonoros (O código de bips varia de acordo com a marca do BIOS); e SETUP (configuração), que é o programa responsável por alterar os parâmetros armazenados na memória de configuração (CMOS). O principal motivo das configurações do Setup serem armazenadas no CMOS é justamente permitir que você possa zerar as configurações do Setup.
O usuário não pode interferir na BIOS. Já no SETUP a coisa muda de figura. Ele é feito para que o usuário diga como o micro vai funcionar se vai ter senha de acesso, definir hora e data, se tem drive de disquete ou HD, etc..
É verdade que embora algumas funções antes determinadas pelo usuário, como no caso dos drives IDE, sejam automatizadas pelas BIOS mais recentes, muitos parâmetros ainda precisam de um direcionamento do usuário para que o micro funcione corretamente e de modo otimizado.
-------------------------------------------------
Introdução CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor ou semicondutor metal-óxido complementar) é uma pequena área de memória volátil (Memórias voláteis são as que requerem energia para manter a informação armazenada), alimentada por uma bateria (Figura 1), que é usado para gravar as