Vida
O tempo e os fieis A igreja com diligente solicitude zela para que os fieis não assistam este mistério da Fe com estranhos ou espancadores mudos. Cuida, para que bem comprenetados pela cerimônia e pelas orações, participem consciente, piedosa da ação sagrada, para que, finalmente deus seja tudo em todos.
• Entrada
O santo sacrifício da missa vai começar. O sacerdote acompanhado do acolito, que leva o incendiário entra pela nave central da igreja. Os fieis, em pé entoam o canto de entrada. E o anuncio do mistério e da festa que se vai celebrar.
• O beijo no altar
Ao chegar ao altar, o primeiro gesto do celebrante é beijá-lo. É uma homenagem as relíquias situadas na pedra do Pedra do Ára do altar. O ato é como um beijo da igreja a cristo, a aceitação da união a seu sacrifício.
• Saudação da assembléia
Estamos na sagrada liturgia fazendo o sinal da cruz. Traçamos sobre nos a figura as cruz, cujo mistério vamos viver. Sendo a missa um ato trinitário, invocamos a indivisível trindade a que se oferece o sacrifício.
• Ato penitencial os membros da assembléia expressam sua fraqueza, fazer um ato de humildade e invocam o perdão e a ajuda de Deus, afim de poder ouvir com maior proveito sua palavra e comungar dignamente o corpo de cristo.
• Leitura e o evangelho
E o momento de instrução da assembléia na fé mediante a doutrina dos profetas e dos apóstolos.a liturgia da palavra por sua natureza e por sua estrutura ritual, é um dialago entre Deus que fala e o povo que escuta responde e aceita sua manifestação. A mensagem do evangelho é o anuncio da salvação.
• Homilia
Homilia é ocasião privilegiada para se expor o ministério de cristo no aqui e agora da comunidade, partindo dos textos sagrados, relacionados com o sacramento(eucaristia ) e aplicando-os a vida concreta
• As oferendas (língua eucarística)
Os dons representados: pão, vinho e água, são frutos da terra e do trabalho do homem, que vão se tornar o corpo