Química
História da Química – Curso de Licenciatura em Química
A HISTÓRIA DA QUÍMICA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Temas em história da ciência, que obviamente incluem a história da química, têm aparecido em inúmeras diretrizes curriculares. Poderíamos citar, por exemplo, o PCN do ensino médio de 2000 e o PCN+ de 2002. No primeiro, encontramos a orientação de que a área de Ciências de Natureza, Matemática e suas Tecnologias , trabalhe objetivando a constituição de habilidades e competências, que permitam ao educando “compreender as ciências como construções humanas, entendendo como elas se desenvolvem por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas, relacionando o desenvolvimento científico com a transformação da sociedade”.
O parecer 1303/2001 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE/CES) sobre as
Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química também destaca essa questão. Ele define, como uma das competências e habilidades do licenciado em Química, o desenvolvimento de “uma visão crítica com relação ao papel social da Ciência e à sua natureza epistemológica, compreendendo o processo histórico-social de sua construção”. E podemos inferir que, pelo fato da história da ciência estar especificada como uma dos aspectos da formação de professores, a proposta dessa orientação seja que isso se reflita nas salas de aula de ensino médio, como indicado nos Parâmetros.
Percebemos que, além das recomendações que o professor recebe das Diretrizes Curriculares, resultados de pesquisas em Ensino de Ciências divulgados na literatura da área, também sugerem a abordagem histórica no ensino e, ainda, advogam sobre suas vantagens, tais como:
1. Despertar o interesse dos alunos;
2. Humanizar os conteúdos;
3. Proporcionar uma melhor compreensão dos conceitos científicos mostrando seu desenvolvimento e evolução; 4. Demonstrar que a ciência é mutável e dinâmica e que, consequentemente, o conhecimento científico atual é