Química i - ácidos e bases
Curso: Física Médica Disciplina: Química Geral Aplicação da reação ácido-base – Volumetria de neutralização
Introdução:
Ácidos: ácidos são substancias que possuem sabor azedo, que avermelham o suco de uva, de amora e o extrato de repolho roxo, sendo estes indicadores ácidos bases naturais. Acido e todo composto que dissolvido em água sofrem ionização, que é o processo em que íons são criados quando certas substancias moleculares se dissolvem em água, e no caso origina H+ como único cátion (o anion varia da acido para acido).
Bases: bases são substancias que possuem sabor adstringente, azula o suco de uva ou amora, esverdeiam o extrato de repolho roxo, sendo esses indicadores ácido-base, e tornam a pele escorregadia. Base e todo composto que,sofre dissociação iônica, que e a separação dos íons ocorrido quando uma substancia iônica se dissolve em água,assim dissolvido em água origina OH- como único anion (o cátion varia de base para base).
Indicador ácido-base: é uma substancia que apresenta uma determinada coloração em meio ácido e outra em meio básico.
Reação ácido-base: As reações envolvendo ácidos e bases são denominadas reações de neutralização. Uma vez que tanto o ácido quanto a base são consumidos e novos produtos são formados (não necessariamente com caráter neutro).
Utilizando-se da teoria ácido-base de Arrhenius (com íons positivos de hidrogênio e íons negativos de hidroxila liberados em meio aquoso), numa reação de neutralização (total ou parcial) há sempre formação de moléculas de água líquida – caso ocorra nas CNTP.
O esquema de uma reação de neutralização total pode ser representado pela reação genérica a seguir:
HX(aq) + YOH(aq) -> XY(aq) + H2O(l)
Como pode ser observado, os sais produzidos possuem caráter praticamente neutro, pois são derivados de ácidos e bases de mesma força. Entretanto, nem todas as reações ácido-base são de neutralização total. Ou seja, o sal