Química Nuclear
SOCIOLOGIA
BRENDA RODRIGUES
HOSANA SILVA
ISAC BRAGA
JAMILE MARTINS
JESSILENE
LUANA MORAES
RAYSSA ESTEFFANE
SOCIEDADE MEDIEVAL
SÃO LUÍS
2014
CESJO
SOCIOLOGIA
SOCIEDADE MEDIEVAL
Trabalho para a obtenção de nota na disciplina de sociologia, ministrada pela professora Cristiane, no CESJO.
São Luís
2014
SUMÁRIO
1. Introdução ................................................................................................4
1. Introdução
A Idade Média teve início na Europa com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa época estende-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano. A Idade Média caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada. O objetivo desse trabalho é expor o funcionamento essa sociedade.
2. Estrutura Política
Prevaleceram na Idade Média as relações de vassalagem e suserana. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.
Todos os poderes jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).
3. Sociedade
A sociedade era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadavam impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica)