quimica nuclear
Descoberta do Átomo: Composição Atômica:
Por volta do ano de 1900, na Inglaterra, cientistas como Joseph John Thompson (1856-1940) e Ernest Rutherford (1871-1937) realizaram uma série de experiências e estabeleceram um modelo atômico que é muito utilizado como base na teoria atômica moderna; era constituído de três partículas subatômicas: prótons, elétrons e nêutrons. Os prótons, eletricamente positivos, estariam alojados em um núcleo juntamente com os nêutrons que possuem carga neutra; assim, o núcleo constitui a maior massa do átomo e toda a carga positiva. Já os elétrons, eletricamente negativos cercam o núcleo e sua massa é bem inferior á dos prótons e nêutrons.
Em um átomo eletricamente neutro, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Tipos de Radiação: Os núcleos de certos átomos são instáveis. Quando estes núcleos se explodem, liberam partículas de energia, que são chamadas de radiação nuclear. Os núcleos que emitem radiação são chamados de núcleos radioativos. O processo de explosão ou desintegração nuclear pelo qual os núcleos emitem radiação é conhecido como radioatividade. A radiação atômica que ocorre naturalmente consiste principalmente em três espécies: radiação alfa (α), radiação beta (β) e radiação gama (γ).
*Radiação Alfa: Ela consiste de partículas de baixa energia, carregadas positivamente, chamadas partícula alfa (α). Cada partícula contém dois nêutrons e dois prótons, idênticas a núcleos de átomos de Hélio (He). Quando emitidas, as partículas alfa movem-se através dos orbitais eletrônicos do átomo, saindo do átomo a velocidade de até um décimo da velocidade da luz. Seu tamanho, no entanto, impede que elas se afastem muito. Depois de se deslocarem no máximo uns poucos centímetros no ar, as partículas alfa colidem com as moléculas de ar, perdendo energia cinética, capturando elétrons e tornando-se átomos neutros de hélio. Seu poder de penetração na pele é bem pequeno, embora a