A quimica nuclear
Esse ramo da ciência ganhou maior destaque a partir da Segunda Guerra Mundial, devido às explosões de bombas atômicas nesse período. Mas felizmente podemos fazer um bom uso da radioatividade, veja por que:
Benefícios da Química Nuclear:
• Aplicação na medicina para o tratamento de tumores cancerígenos;
• Nas indústrias a radioatividade é utilizada para gerar energia substituinte à energia gerada por hidrelétricas;
• Na ciência tem a finalidade de promover o estudo da organização atômica e molecular de outros elementos.
A energia nuclear está no núcleo dos átomos, nas forças que mantêm unidos os seus componentes – as partículas subatômicas. É libertada sob a forma de calor e energia eletromagnética pelas reações nucleares e explosões nucleares.
Na medicina, ela é utilizada no tratamento de tumores cancerosos, na indústria a radioatividade é utilizada para obter energia nuclear e na ciência tem a finalidade de promover o estudo da organização atômica e molecular de outros elementos.
A partir desses acontecimentos, reações nucleares são sempre motivos de destaque nos jornais, por estarem sempre envolvidas em guerras, contaminações e em grandes desastres. Mas não é só para prejudicar o homem que a Química Nuclear existe, ela também traz benefícios como a utilização para gerar energia substituinte à energia gerada por hidrelétricas, e tem aplicação na medicina, na agronomia, nas indústrias, etc.
Reação Nuclear na Medicina
Na medicina as reações nucleares é utilizada no tratamento de doenças como no tratamento de tumores cancerosos no tratamento de problemas cardíacos e algumas doenças do sangue.
O principal material empregado em medicina nuclear é o tecnécio-99m.
A radiação é utilizada também em terapias, como se pode ver a reação nuclear ajuda bastante na medicina.