Química Geral para Engenharia
Faculdade de Química
Laboratório de Química Geral para a Engenharia
ATIVIDADES PRÁTICAS
PARTE 2
PREPARAÇÃO DO NITRATO DE POTÁSSIO
1. ASPECTOS TEÓRICOS
O salitre, KNO3 e o salitre do Chile, NaNO3 são empregados em conservantes dos embutidos de carne como, por exemplo, presunto, salame, mortadela, rosbife, etc. Tomam parte também da composição de fertilizantes e da chamada pólvora negra, uma mistura de salitre, carvão e enxofre pulverizados.
O nitrato ou azoato de potássio era antigamente conhecido por salitre, nome composto de sal e lithos, que significa sal de pedra. O nitrato de potássio encontra-se eflorescente à superfície da terra em muitas partes do globo, como no Egito, na Índia, China, Pérsia, etc. Muitas vezes, aparece revestindo os muros de algumas grutas abertas nas rochas calcárias e sobre as velhas paredes das partes úmidas e baixas dos edifícios, principalmente das casas onde se recolhem os animais como, por exemplo, as cavalarias e os currais.
Curiosidade: Como os faraós eram embalsamados?
Em primeiro lugar, cérebro, intestino e outros órgãos vitais eram retirados. Nessas cavidades, colocavam-se resinas aromáticas e perfumes. Depois, os cortes eram fechados. Mergulhava-se, então, o cadáver num tanque com nitrato de potássio para que a umidade do corpo fosse absorvida. Ele permanecia ali por setenta dias. Após esse período, o corpo era lavado e enrolado numa bandagem de algodão, com centenas de metros, embebida em betume. Só aí o morto ia para a tumba. Esse processo conservava o cadáver praticamente intacto por séculos. A múmia do faraó Ramsés II foi encontrada em 1881 apenas com a pele ressecada. Os cabelos e os dentes continuavam perfeitos!
O nitrato de potássio pode ser obtido em laboratório por Cristalização Fracionada a partir de uma solução aquosa de nitrato de sódio e cloreto de potássio.
2. PROCEDIMENTOS
1aEtapa: