Gasolina Quimica
Objetivo:
Esse estudo tem como objetivo verificar separação de duas misturas liquida homogênea com a adição de uma nova mistura, assim,determinando o teor de álcool na gasolina.
Introdução:
A gasolina não é uma substancia pura, trata-se de uma substancia hidrocarboneto que é obtida através do processo químico destilação, da matéria primapetróleo. Em alguns países sua comercialização é feita de forma “pura”, em outros países ele tem uma adição de álcool anidro, que no Brasil, essa adição de álcool não pode ultrapassar de 23% da quantidade de gasolina, a fiscalização dessa mistura é feita pela agencia nacional do petróleo, que para verificação do teor de álcool na gasolina vendidas nos postos de revendas (consumidor final) e distribuidoras, utiliza método por amostragem utilizando reagentes químicos para a separação de fases.
A gasolina é utilizada em motores de ignição por centelha (ICE)
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos líquidos, inflamáveis e voláteis conseguidos depois da destilação do petróleo crú. Tradicionalmente, é empregado como combustível nos motores de explosão interna com ignição à faísca convencional ou por compressão e também como solvente.
A gasolina é obtida a partir do petróleo, em um recinto especial conhecido como refinaria; a refinaria é uma planta industrial que se ocupa da refinação do petróleo a partir de um procedimento especial que permitirá obter diversos combustíveis fósseis a serem utilizados em motores de combustão como: a gasolina que usamos os, o gasóleo, entre outros.
Normalmente, a gasolina é obtida a partir da nafta de destilação direta, que se trata da fração líquida mais ligeira com a que conta o petróleo, exceto dos gases. Assim mesmo, pode ser obtido mediante a conversão de frações pesadas de petróleo, tal é o caso da gasolina vazia.
No entanto, é necessário que o produto da gasolina cumpra estritamente uma série de condições requeridas para que por um lado o motor funcione