Química Geral - Estado Gasoso
Estudo sobre o estado gasoso
Conceito
O estado gasoso é uma forma de agregação da matéria em que os corpos conservam suas moléculas bem separadas umas das outras, com suas forças de atração recíproca pouco intensas em relação ao que se dá nos estados sólido e líquido. Essa baixa condensação molecular é uma das propriedades físico-químicas fundamentais da matéria no estado gasoso. Assim, a substância que se encontra nesse estado tende a ocupar a totalidade do espaço disponível, de sorte que a ausência de forma ou volume fixos se mostra como fator qualitativo mais peculiar a esses corpos.
Origem
A origem da palavra gás é controvertida, o médico e químico flamengo Jan Baptist van Helmont (1577-1644) – descobridor do gás silvestre, por volta de 1600, gás esse redescoberto pelo químico escocês Joseph Black (1728-1799), em 1754, ao qual deu-lhe o nome de ar fixo, hoje conhecido como gás carbônico (CO2) –, por volta de 1610 designou por espíritos os compostos voláteis obtidos em reações. Como em flamengo espírito significa ghoast (em inglês, ghost), daí, provavelmente, atribuir-se a essa palavra flamenga a origem da palavra gás. Por outro lado, é também provável que essa palavra tenha se originado do vocábulo latino chaos, que significa desordem. Há quem afirme que gás provém de um termo hebreu que significa “impureza que se separa de um corpo”.
Histórico
Os estudos mais relevantes sobre o comportamento dos gases remontam ao século XVII quando o físico e químico anglo-irlandês Robert Boyle, em 1660, realizou diversas experiências com gases. Nas suas experiências, Boyle usou um tubo de vidro em forma de U fechado numa das extremidades. Boyle encerrou uma amostra de ar no ramo fechado e mediu o seu volume à pressão atmosférica: o mercúrio, nestas condições, estaciona ao mesmo nível nos dois ramos. Introduzindo mais mercúrio no ramo aberto, a amostra de ar é comprimida, diminuindo o seu volume.Verificou então que, mantendo