Projeto de pesquisa
FENÔMENOS DE SUBLIMAÇÃO E RESSUBLIMAÇÃO DO IODO.
Nomes: Djenane Lopes, Lizandra Roberta e Tatiane Gomes.
Prof.ª Graziela Química – matutino.
São Paulo, 31 de março de 2011.
1. Objetivo
Fazer a sublimação do iodo (mudança do estado sólido para o estado gasoso) e a ressublimação do iodo (mudança do estado gasoso para o estado sólido),
2. Introdução
O Iodo é um elemento químico de símbolo I,não metal halogênio. É encontrado na natureza na forma combinada em virtude de sua alta reatividade química.
Propriedades do elemento: a temperatura ambiente, o iodo é um sólido altamente volátil, de aspecto e coloração cinza-escuro, com brilho semimetálico. É muito pouco solúvel em água, mas altamente solúvel em compostos como o dissulfeto de carbono, tetracloreto de carbono e clorofórmio, aos quais confere coloração violeta. Tem baixa temperatura de fusão; quando sólido se fragmenta; mau condutor de eletricidade e calor.
Faremos o experimento, para comprovar a mudança de estado físico do iodo, bem como alteração de cor e odor.
3. Pesquisa da literatura
A passagem do estado sólido para o gasoso se dá quando a pressão do ambiente não é suficiente para frear as partículas atômicas do material, e permitem que elas atinjam o estado gasoso imediatamente, sem passar pelo líquido. O iodo é um exemplo clássico que sofre esta mudança porque sublima naturalmente, em condições de temperatura e pressão ambiente.
Do sólido para o gasoso: utilizando o Bico de Bunsen, aquecemos o iodo em um becker coberto com um vidro de relógio (formando um sistema fechado), causando assim uma sublimação acelerada, o que permite visualizar o processo em poucos segundos.
Do gasoso para sólido: ao atingir o vidro de relógio o iodo em estado gasoso resfria e solidifica, processo também denominado sublimação ou ressublimação.
Sobre o Bico de Bunsen: é utilizado em laboratório como