Química - atividade experimental com comprimidos efervescentes
O comprimido efervescente, em contato com água, produz uma reação química que libera gás carbônico (as bolhas que vemos subir). Parte do gás carbônico liberado fica aderida (adsorvido é o termo técnico) ao restante do comprimido que ainda não reagiu e não se dissolveu. Dessa forma a densidade média desse conjunto,constituído pelo que resta de comprimido juntamente com as bolhas de gás carbônico adsorvido, é inferior à densidade da água e então flutua (um corpo flutua se a sua densidade média é inferior à da água).
Desenvolvimento
Estados físicos que o comprido efervescente passa: sólido, líquido e gasoso. 1. Medindo a rapidez com que ocorre a efervescência de comprimidos inteiros ou triturados.
Materiais
* 2 comprimidos de antiácido estomacal (da mesma marca e tamanho) * 2 copos transparentes * Copo plástico de medida * Um relógio que marque os segundos ou um cronometra * Agua na temperatura ambiente.
Procedimento a- Usando o copo plástico de medida, coloque 100 ml de agua na temperatura ambiente em cada copo. b- Abra os envelopes com comprimidos antiácidos e triture um deles ate obter um pó c- Coloque o comprimido inteiro em um dos copos e meça o tempo ate o final da efervescência d- No outro copo coloque o comprimido pulverizado e meça o tempo ate o final da efervescencia
Observações AMASSADO = 34,9s
INTEIRO = 40,0s
Com base nas suas observações, responda as questões a seguir.
2. O fenômeno ocorrido nos dois copos é o mesmo? Qual evidencia permite que você tenha chegado a essa conclusão?
Sim, porque nos dois houve a reação chamada fusão.
3. O fenômeno ocorreu com a mesma rapidez nos dois copos?
Não, ocorreu primeiro no amassado.
4. Crie uma hipótese para explicar suas observações.
Pois no comprimido amassado parte do processo já está feito, pois as partículas estão separadas.
Teoria
Em contato com a água, as moléculas começam a se chocar, liberando o gás carbônico, que