Relatório calculo estequiométrico
No experimento pode ser observado que aplicando o cálculo estequiométrico nos materiais , é possível obter a quantidade de cada elemento na reação.
2 – Introdução
O cálculo estequiométrico, ou cálculo das medidas apropriadas, é um dos maiores passos dados pela humanidade no campo científico e é o cerne da química quantitativa.
Lavoisier (1743-1794), o pai da química moderna, foi capaz de associar todos os conhecimentos qualitativos da sua época à exatidão da matemática.
Para tanto, desenvolveu vários equipamentos de medição, entre eles a balança analítica de laboratório, permitindo ao químico medir ou calcular as massas dos reagentes e produtos envolvidos em uma reação química.
Atualmente, o cálculo estequiométrico é utilizado em várias atividades, tais como: pela indústria que deseja saber quanto de matéria-prima (reagentes) deve utilizar para obter uma determinada quantidade de produtos, pelo médico que quer calcular quanto de determinada substância deve ministrar para cada paciente, entre inúmeras outras.
3 – Parte Experimental
3.1 – Materiais e reagentes
• 1 copinho de café (descartável)
• 3 Comprimidos de efervescente, contendo neles bicarbonato de sódio (Na2CO3).
• Balança semi-Analítica.
• Água.
Obs: o comprimido efervescente não pode conter carbonato de sódio.
3.2 – Procedimentos (Métodos)
Colocar água no recipiente plástico com aproximadamente um quarto do volume total da sua capacidade. Em seguida pese o recipiente plástico, água e comprimido (o comprimido de aspirina deverá estar dentro da embalagem) anotando a massa, que será posteriormente chamada de massa inicial (mi)
Transfira o comprimido para o copinho de café e certifique-se de que não restou nem mesmo uma pequena parte no envelope; em seguida, rapidamente cubra o copinho com o próprio envelope (isso evita perda de material por espirramento).
Aguarde o final da efervescência e pese novamente o conjunto,