Química Analítica Qualitativa Identificação dos Íons: Cl⁻,NO₃-, Co2+, Bi3+ e Ni2+
Qualitativa
Identificação dos Íons: Cl-, SO42-, NO3-, Cd2+, Cu2+ e
Cr3+
1- Introdução:
A análise qualitativa compreende os ensaios que permitem ao químico identificarmos elementos presentes e, eventualmente, também o estado de combinação.Sua aplicação leva ao conhecimento e manuseio de um grande número de substâncias, à realização de numerosas reações químicas.A análise qualitativa tem uma importância científica e prática enorme, porque apresenta um conjunto de métodos de investigação das substâncias e das suas transformações. São também de grande valor nas disciplinas científicas afins da Química: Mineralogia, Geologia, Fisiologia,
Microbiologia e também em Medicina e Agronomia.
Este relatório tem como tema a identificação de um determinado número de íons presentes em uma amostra sólida de uma mistura de sais. Segue então a característica particular de cada íon encontrado na amostra de nº2:
Cloreto (Cl-): A maioria dos cloretos são solúveis em água, quando reagem com ácido sulfúrico concentrado ocorre á decomposição considerável do cloreto a frio e completamente a quente, ocorrendo o desprendimento de cloreto de hidrogênio (HCl), caracterizado por uma fumaça branca.
Sulfato (SO42-): Os sulfatos de bário, estrôncio e chumbo são praticamente insolúveis em água, os de cálcio e mercúrio (II) são levemente solúveis e a maioria dos demais sulfatos metálicos são solúveis. Alguns sulfatos básicos, tais como os de mercúrio, bismuto e cromo, são também solúveis em água, mas se dissolvem em acido clorídrico ou nítrico diluídos.
Nitrato (NO3-): Os íons nitrato são todos solúveis em água. Os nitratos de mercúrio e bismuto quando tratados com água produzem sais básicos; estes são solúveis em ácido nítrico diluído.
Cádmio (Cd2+): O cádmio somente forma compostos de oxidação no estado 2+.
Os compostos de Cd2+ são incolores, semelhantes ao de Zn2+. Seus óxidos e hidróxidos são básicos não sendo considerados anfóteros. Seus íons