química ambiental
Pode parecer que não, mas a preocupação com o meio ambiente não é algo exclusivamente novo. Documentos do século XVII nos mostra que já havia certa preocupação com a devastação do meio ambiente, alta concentração de SO2 na atmosfera entre outros.
A partir da década de 60 tiveram inovações em todos os campos da ciência. Foi descoberto que pesticidas fazem mal a saúde e contaminam agua, que o lixo era descartado incorretamente e concluíram que o planeta era finito e possuía suas limitações.
Assim, na década de 70 vemos uma maior preocupação com o meio ambiente e na década de 80ate então, o meio ambiente é um dos assuntos mais discutidos.
Mas infelizmente ainda existem ideias erradas sobre algumas questões ambientais. Isso é herança de quando os químicos não possuíam respostas que hoje possuem. E com o passar dos anos a química influenciou diretamente na maior longevidade do homem através da medicina preventiva, bioquímica, desenvolvimento agrícola e etc.
Na busca pela sobrevivência o homem conta com sua inteligente. E para auxiliar ele usa os materiais da natureza, transformando-os.
O homem evoluiu desde tribos nômades primitivos, ate hoje com indústria, tecnologia, agricultura etc.
Entre os materiais utilizados pelo homem estão os de uso imediato (carvão, ferro etc) e os adquiridos de produtos intermediários como amoníaco.
Dentre esses recursos, alguns são renováveis e outros não renováveis. Podemos extrair recursos do ar (nitrogênio, por exemplo), da litosfera como os metais, hidrosfera como o sal marinho e da biosfera, tanto do reino animal quanto do reino vegetal. Porem, para extrair um recurso é preciso analisar custo de produção, transporte, localização geológica e suas propriedades. Também devem ser levados em consideração os impactos ambientais causados, tanto na extração, quanto no seu uso.
O homem esta ligado com todas as espécies, pela necessidade de equilíbrio. Os seres são dependentes entre si, como por exemplo, os