Resenha Critica jogos que curam Serious Game
LIMA, Pedro Augusto Leão; AMORIM, Dinani Gomes. JOGOS QUE AUXILIAM NO TRATAMENTO DE ENFERMIDADES: SERIOUS GAMES.Revista Opara, v. 4, n. 1, p. 7-70, 014.
2 CREDENCIAIS DO AUTOR
Pedro Augusto Leão Lima (Graduado em Ciência da Computação pela FACAPE e Pós Graduando em Gestão de TI pela FACAPE. e-mail: pedroaleao@gmail.com); Dinani Amorim (Professora Titular FACAPE, Adjunto UNEB. e-mail: dinaniamorim@gmail.com).
3 RESUMO
Os jogos eletrônicos são, atualmente, tema de grande importância no cenário da computação, eles vêm evoluindo nos gráficos, jogabilidade, entre vários outros aspectos, porém foi quando se mudou a maneira de jogar, com o surgimento do Nitendo Wii e do kinect, que o vídeo game passou a ser usado na área da saúde em tratamentos de fisioterápicos, neste momento começou a se cogitar que outras aplicações poderiam existir. Recentemente, vêm sendo estudado os jogos que curam (Serious Game), são estes jogos que proporcionam bem-estar psicológico aos pacientes com doenças crônicas, ajudando estes a conhecer sua doença e motivando-os a manter o tratamento, consequentemente aumentando também a auto eficácia do procedimento terapêutico devido às emoções positivas. O objetivo do artigo é realizar um estudo sobre o uso dos Serious games com ênfase na saúde, e sua contribuição no tratamento de doenças congênitas. Os resultados mostraram que um videogame especialmente projetado pode ter um impacto positivo sobre os comportamentos de saúde em pacientes com doenças crônicas.
4 APRECIAÇÃO CRÍTICA
O autor organiza o conhecimento do assunto já existente compilando diversos autores estruturando o texto com uma linguagem simples, porém, em diversos trechos percebem-se falhas na estrutura lógica como, não seguir uma sequencia organizada de ideias, deixar pontas soltas que poderiam ser melhor exploradas e apresentar alguns erros gramaticais. Apesar dessas deficiências o texto pode ser lido por pessoas de diferentes níveis de conhecimento.