química 2
Lages, 03 de maio de 2012
Relatório da aula prática do dia 26/04/2012
Prática 01: Reatividade de Metais Alcalinos.
1. Introdução: O objetivo desta prática é de verificar a reação causada pela eletropositividade dos metais alcalinos.
2. Princípio: Os metais alcalinos são extremamente REATIVOS, razão pela qual, na medida em que aumenta o número atômico no grupo, o elemento é mais REATIVO.
3. Reagentes: Metal alcalino: H2O.
4. Material: Béquer 500 ml; faca ou estilete; luvas.
5. Procedimentos: Cortar um pequeno pedaço de metal alcalino. Adicionar ao béquer contendo água. Não tocar o metal com as mãos, sem proteção.
6. Resultados: Tivemos como objetivo verificar a reação causada pela eletropositividade dos metais alcalinos. Tendo como material: Sódio metálico (metal alcalino), H2O (água) e béquer de 500 ml. Devido o contato do metal alcalino com a água, a reação
Prática 02: Mudança de Estado
1. Introdução: O objetivo desta prática é verificar a ocorrência da mudança de estado.
2. Princípio: Algumas substâncias, ao serem aquecidas, passam do estado SOLIDO, para o estado GASOSO, sem passar pelo estado LÍQUIDO. Este fenômeno é conhecido por SUBLIMAÇÃO.
3. Reagentes: Iodo sólido.
4. Material: Béquer 200 ml; Vidro de relógio; Bico de bunsen, tela de amianto, tripé.
5. Procedimentos: Adicionar uma pequena quantidade de iodo no béquer, cobrindo-o com o vidro de relógio. Aquecer lentamente o béquer.
6. Resultados: Depois de aquecido, alterou-se seu estado físico, e sua cor. No vidro de relógio colocamos água para diminuir a temperatura, pois se a superfície estiver quente a reação não acontece no vidro do relógio, e observamos que ao final da reação o vidro do relógio ficou com uma fina camada de cristais de iodo.
Béquer ao final da Reação
Prática 03: Determinação de substâncias com ligações