QUIMICA 2
A Tabela Periódica atualmente adotada no mundo inteiro segue padrões estabelecidos pela IUPAC (sigla em inglês da União Internacional de Química Pura e Aplicada), mas a elaboração essencial dela envolveu o trabalho de várias pessoas ao longo de muitos anos. Embora o químico russo Dmitri Mendeleiev seja frequentemente citado como o inventor da Tabela Periódica, outroscientistas antes dele já vinham tentando elaborar um sistema de classificação dos elementos químicos.
Elementos de transição;
Elementos de transição também são conhecidos como Metais de transição. O nome é apropriado, uma vez que as propriedades destes elementos são intermediárias entre os elementos metálicos, que ficam à esquerda da Tabela (metais Alcalinos e Alcalino-terrosos), e os elementos não metálicos.
Os membros da Tabela Periódica que fazem parte desta denominação se classificam em Elementos de transição interna ou externa, como na tabela abaixo:
Repare que os metais de transição se referem aos elementos pertencentes aos grupos 3 ao 12 (na cor verde), localizados no centro da Tabela.
Elementos de transição externa - se apresentam em três níveis:
Primeira série de transição: titânio, vanádio, cromo, manganês, ferro, cobalto, níquel e cobre.
Segunda série de transição: zircônio, nióbio, molibdênio, tecnécio, rutênio, ródio, paládio e prata.
Terceira série de transição: háfnio, tantálio, tungstênio, rênio, ósmio, irídio, platina e ouro.
Halogênios;
Os elementos da família 17 ou VII A da Tabela Periódica recebem o nome de Halogênios, representados pelos cinco elementos listados a seguir:Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At). Frequentemente são representados de maneira genérica, pela letra X.
Os mais importantes, por suas aplicações no cotidiano, são o cloro, o bromo e o iodo.
Esse nome “halogênio” significa “formador de sais”.
Calcogênio
O nome “calcogênio” vem do grego “khalkos”, que significa cobre, e “genos”, uma família de origem