Quimica 2
As ONG’s (Organizações não governamentais) são organizações formadas pela sociedade civil sem fins lucrativos e que tem como missão a resolução de algum problema da sociedade, seja ele econômico, racial, ambiental, e etc, ou ainda a reivindicação de direitos e melhorias e fiscalização do poder público.
A sigla ONG tanto pode significar uma associação local de ajuda humanitária ou ambientalista, como uma estrutura mundial que gere centenas de milhões de euros (crus vermelha internacional, care internacional).
Quais serão os objectivos e características de uma ONG?
Quais as formas de atuação das ONGs no campo internacional?
Como elas actuam em S.tomé e Príncipe?
Isso é o que iremos abordar ao longo do nosso trabalho realçando uma ONG que seje local e salientando a sua função em STP.
Desenvolvimento
História da ONG
Paralelamente ao papel desempenhado pelas organizações internacionais, vêm-se assistindo a consolidação das ONG como organismos de acção de amplitude mundial e como importância acrescida na regulação da ordem global.
Provindo da denominação em inglês Non-Governmental Organizations (NGO), o termo ONG tem sua origem nas Nações Unidas, onde foi pela primeira vez utilizado como referência a organizações supranacionais e internacionais (Menescal, 1996, p. 21). Na resolução 288 (X), de 1950, do Conselho Econômico e Social, ONG foi definida no âmbito das Nações Unidas como sendo uma organização internacional a qual não foi estabelecida por acordos governamentais.
Esse contexto original explica a desajeitada generalidade da expressão, que de início incluiriam um amplo espectro de instituições não-governamentais consideradas aptas a participar de algum órgão da ONU. Com o posterior crescimento do número, dos tipos de organizações e de suas mais