Aminoácidos
Bioquímica I
Mestrado Integrado em Ciências
Farmacêuticas
2008/09
Gisela Adriano
Joel Fonseca
A importância biológica dos aminoácidos
1
1
Aminoácidos - Introdução
Carbono alfa (α) α Função amina Função ácido carboxílico Cadeia lateral
Forma não ionizada
Forma ionizada ou zwiterião
L
2
Um aminoácido é uma molécula orgânica formada por átomos de carbono, hidrogénio, oxigénio, e azoto unidos entre si de maneira característica. Alguns aminoácidos também podem conter enxofre.
Os aminoácidos são divididos em quatro partes: o grupo amina (NH2), grupo carboxílico (COOH), hidrogénio no carbono alfa (todas as partes ligam-se a ele), e um radical característico de cada aminoácido. É a cadeia lateral que vai conferir as características individuais de cada aminoácido, devido ao seu tamanho, forma, carga e reactividade química.
A pH 7 os aminoácidos encontram-se ionizados, sendo o número de cargas positivas igual ao número de cargas negativas. Esta molécula neutra recebe a designação de ião dipolar ou zwiterião, que funciona, consoante o pH da solução, como ácido ou como base.
O estado de ionização de um aminoácido está dependente do pH do meio.
Os aminoácidos comuns são L-aminoácidos na sua configuração química, em relação ao carbono alfa que constituí um centro quiral na molécula. Ou seja, desviam o plano de polarização da luz no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
2
Aminoácidos apolares
Glicina (Gly=G)
Leucina (Leu=L)
Prolina (Pro=P)
Fenilalanina (Phe=F)
Alanina (Ala=A)
Valina (Val=V)
Isoleucina (Ile=I)
Metionina (Met=M)
Triptofano (Trp=W)
3
Em meados dos anos 50, os cientistas que se encontravam envolvidos na elucidação da relação entre proteínas e genes, concordaram que 20 aminoácidos, denominados de comuns, deveriam ser considerados como “os blocos construtores” essenciais para todas as proteínas.
Recentemente esta lista foi incrementada