relatorio condutometria
Centro de Ciências Naturais e Exatas
Departamento de Química
Curso de Farmácia
Determinação das Constantes de Ionização de Ácidos Orgânicos por Condutometria Direta
Discente:
Disciplina/Semestre: Análise Instrumental experimental (QMC199) / 4º sem
Docente: Profa. Dra. Martha B. Adaime
Santa Maria, Novembro de 2013
Introdução
As titulações condutométricas baseiam-se na medição da condutividade de uma solução em função do volume de titulante adicionado. Na titulação condutométrica, o aumento ou o decréscimo da condutância estão relacionados às variações de concentração das espécies iônicas que participam da reação envolvida. Uma série de medidas da condutância, antes e depois do ponto de equivalência, assinala o ponto final da titulação como uma descontinuidade na variação da condutância.
Na titulação condutométrica de um ácido forte (HX) com uma base forte (MOH), até o ponto de equivalência, o resultado desta reação é a substituição de íons H+ por M+, o qual resulta em uma diminuição da condutividade da solução, pois a condutividade de íons H+ é muito maior do que a condutividade de qualquer outro íon. Depois do ponto de equivalência, um excesso de M+ e OH- é adicionado em solução e a condutividade torna a aumentar. Este é o princípio básico das titulações condutimétricas, ou seja, a substituição de íons, que têm uma certa condutividade, por outros íons, com outra condutividade.
A titulação condutométrica requer uma célula que possibilite a fácil adição dosincrementos da solução titulante e as sucessivas medidas de condutância. A célula não precisa ser calibrada, bastando que os elétrodos permaneçam em posições fixas durante a operação. Às vezes, usa-se, simplesmente, um copo aberto com os elétrodos fixos em um suporte. Os elétrodos são duas lâminas de platina com áreas superficiais de, aproximadamente, I crn-. A distância entre os elétrodos é fixada de acordo com a condutância