Qustao de conhecimento
Disciplina: Gestão do Conhecimento - EAD
Professor EAD: Walker Nascimento.
ATIVIDADE AVALIATIVA - QUESTIONÁRIO
1) Para os administradores ocidentais, o termo redundância tem conotação de duplicação desnecessária e de desperdício. Mas o que significa a redundância na criação do conhecimento na visão das empresas japonesas?
Resposta: A redundância é importante porque encoraja o diálogo frequente e a comunicação. Isso ajuda a criar uma “base cognitiva comum” entre os empregados, facilitando deste modo, a transferência de conhecimento tácito. Como os membros da organização compartilham a informação sobreposta, podem perceber o que os outros lutam para articular. A redundância também dissemina o novo conhecimento explícito através da organização para que possa ser internalizado pelos empregados. A lógica organizacional da redundância ajuda a explicar por que as empresas japonesas administram o desenvolvimento de produtos como um processo de sobreposição, onde diferentes divisões funcionais trabalham juntas em uma divisão laboral compartilhada. Tem por objetivo desenvolver novos produtos e serviços rapidamente, em respostas as mudanças igualmente rápidas dos mercados e da tecnologia.
2) Existem algumas barreiras para a criação do conhecimento. Quais são elas?
Resposta: São elas: Barreiras Individuais e Barreiras organizacionais.
3) Cite 4 Barreiras organizacionais para a criação do conhecimento?
Resposta: As barreiras são: Necessidade de uma linguagem legitimada, histórias organizacionais, procedimentos e paradigmas da empresa.
4) De acordo com as teleaulas, o que você entende por modelo SECI?
Resposta: O processo SECI ajuda a entender que os conhecimentos tácito e explícito agem dialeticamente. Isso porque a externalização das experiências em um contexto diferente cria contrastes entre o conhecimento interno e exteno.
5) Qual a importância do modelo SECI para determinação da marca?
Resposta: