Analise de investimento
A Análise de investimentos consiste em avaliar quais as melhores modalidades de investimentos com vistas a proporcionar o maior retorno possível para os acionistas da empresa no menor tempo possível.
Existem dois métodos para avaliar e calcular o retorno dos investimentos:
Não utilizando valor presente: não leva em consideração o efeito inflacionário nos valores dos investimentos;
Utilizando valor presente: é levado em consideração o efeito corrosivo da inflação sobre os valores em análise.
Sem utilizar o valor presente, existem dois métodos: TMR (Taxa Média de Retorno)
TMR= Lucro Anual Médio Estimado
Investimento Médio
A TMR consiste em dividir o lucro total pelo número de períodos (esta parte refere-se ao numerador da fórmula acima). Depois, o Lucro Anual Médio Estimado deve ser dividido pelo investimento total realizado. O resultado significa a taxa de retorno do investimento. Se caso for necessário ter que se decidir entre um dentre vários projetos de investimento, será escolhido o projeto que apresentar a maior taxa.
Payback:
Calculado para saber em quanto tempo o investimento será recuperado:
Payback= Valor do Investimento
Entradas no Caixa
O resultado refletirá o tempo que se levará para recuperar o investimento.
Como estas duas técnicas anteriores não levam em consideração a inflação, não é muito aconselhável para economias que se encontram em intensivo processo inflacionário. Na decisão de apenas um entre vários projetos de investimentos, será implantado o projeto que apresentar menor payback.
VPL (Valor Presente Líquido)
Como leva em consideração a perda do poder aquisitivo da moeda, este método consiste em multiplicar todos os fluxos de caixa futuros estimados pelo deflator correspondente de cada ano. Depois, estes resultados são somados e, por conseguinte, subtraídos do valor total do investimento inicial. Se o resultado for positivo, vale a pena realizar o investimento.
TIR