Farmacêutico
Um instrumento de viabilização de direitos
A ação profissional do assistente social envolve aspectos ético-politicos, teóricos-operativos que norteiam a direção social da pratica cotidiana. A emissão de um parecer nos leva a reflexão dos seus aspectos, ao emitir um parecer social o assistente social precisa ter clareza dessas questões, pois, como afirma Yazbek ao dever a mediação Estado, instituição e classes subalternas e que se Dara a compreensão das políticas sócio assistenciais como espaço contraditórios onde, se ocorre a luta por direitos da cidadania e também, embora de modo precário, o acesso real a serviços e recursos que essa população consegue alcançar.
Fundamentação legal na profissão e na legislação previdenciária
A lei 8.662/93 que regulamenta a profissão de assistente social em vigor, em seu artigo 4, estabelece a competência do assistente social onde destacamos no inciso XI – realizar estudos sócio econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração publica direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.
Principais situações de emissão do parecer social
Dependência econômica
União estável
Intercorrencias sociais que interferem na origem, evolução e agravamento de patologias.
Elementos constitutivos do parecer social
Os elementos constitutivos para a emissão do parecer social devem-se levar em consideração as representações, os valores e os significados presentes no contexto sociocultural onde o usuário desenvolve relações sócias e de convivência.
Elaboração do parecer social
A elaboração do parecer social deve ter por base a observaçaço e a realização do estudo sócio econômico de uma dada situação. Ele deve exprimir a opinião do profissional sobre a referida situação em consonância como objetivo que gerou a solicitação do parecer.
O profissional deve ter autonomia frente ao órgão requisitos na escolha dos instrumentos dew estudo e observação (visita