Qumica
A globalização não é uma realização do presente. Tudo começou há muito tempo quando povos primitivos passaram a explorar o ambiente em que viviam. No século XV os europeus viajavam pelos mares a fim de ligar Oriente e Ocidente a Revolução Industrial foi outro fator que permitiu o avanço de países industrializados sobre o restante do mundo.
A globalização envolve países ricos, pobres, pequenos ou grandes e atinge todos os setores da sociedade, e por ser um fenômeno tão abrangente, ela exige novos modos de pensar e enxergar a realidade.
A globalização é a fase mais avançada do capitalismo. Com o declínio do socialismo, o sistema capitalista tornou-se predominante no mundo. A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, econômica e comercial. Grande parte dos lucros e do capital em circulação no mundo passa pelo sistema financeiro. A globalização permitiu as grandes corporações produzirem seus produtos em diversas partes do mundo, buscando a redução de custos. Estas empresas, dentro de uma economia de mercado, vendem estes produtos para vários países, mantendo um comércio ativo de grandes proporções.
Para os países imperialista a globalização é algo bom, a interdependência gera resultados desiguais entre países ricos e pobres. Os países pobres, ou subdesenvolvidos que não tem poder econômico e nem tecnologia para lutar nesse mercado competitivo acaba se vendo explorados pelos países desenvolvidos. Alguns países subdesenvolvidos, gera mãos de obras e matéria prima barata para países imperialistas que por sua vez, fornecem produtos com valores extremamente alto.
É importante lembrar também que através da Globalização, vários países