Qumica
1. Introdução
O peróxido de hidrogênio possui propriedades oxidantes e redutoras, dependendo do potencial de oxidação das substâncias com que reage. O potencial de oxidação de uma espécie química mede sua tendência a se oxidar, isto é, o seu poder redutor.
Este relatório apresenta a realização da prática de Titulação de Oxi-redução de KMnO4. O permanganato de potássio é um agente oxidante forte, por isso acaba obtendo dificuldade em obter um nível de pureza elevado e totalmente o dióxido de manganês É necessário , então, eliminar essas substâncias oxidáveis para preparar uma solução estável de KMnO4. Com a solução padronizada de KMnO4 foi possível determinar a pureza do H2O2, por meio da titulação com a solução de KMnO4. Na titulação com permanganato de potássio, o ponto final é acusado pelo aparecimento de uma coloração rósea, isto acontece porque o reagente é fortemente corado e ele próprio pode atuar como indicador (titulação auto-indicada).
A permanganatometria, baseada no uso de permanganato de potássio como reagente titulante, é o mais importante dos métodos titulométricos de óxido-redução. O permanganato é um poderoso agente oxidante (reduz facilmente). Suas soluções são de coloração violeta intenso e na maioria das titulações, o ponto final pode ser assinalado pela coloração do íon permanganato (um excesso de 0,02 mL, menos que uma gota, visivelmente muda o meio de incolor para violeta claro). Por este motivo, essa solução é chamada de indicador natural, não por provir da natureza, mas por indicar o ponto final sem o uso de indicadores.
O fundamento da principal técnica permanganimétrica, em meio extremamente ácido, consiste em reduzir o íon manganês (do permanganato de potássio) de septa-valente (+7) para bivalente (+2), segundo a reação:
+7 +2
MnO4- + 8 H+ + 5 e- Mn2+ + 4 H2O
(variação de nóx) = 5 elétrons
O permanganato não é obtido como padrão primário, principalmente pela