IDH e GINI
Em 1991, eram 4774 (85,8%) os municípios brasileiros que se apresentavam com IDH muito baixo; em 2000 este número foi reduzido para 3895 (70%); e, em 2010, após oito anos do governo Lula, apenas 32 (0,57%) municípios se apresentaram com IDH muito baixo.
Diferente do IDH, o Índice de Gini, criado pelo matemático italiano Conrado Gini e anunciado ontem, é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo. Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Assim como o IDH, o Gini varia de zero a um.
O valor zero representa a situação de igualdade, ou seja, todos têm a mesma renda. O valor um está no extremo oposto, isto é, uma só pessoa detém toda a riqueza.
No Relatório de Desenvolvimento Humano de 2004, elaborado pelo PNUD – o mesmo que calcula o IDH - o Brasil apareceu com Índice de 0,591, no 120º lugar da lista de 127 países, acima apenas da África do Sul e da Namíbia.
O IDH(índice de desenvolvimneto humano),é constituido pela longevidade-> expectativa de vida ao nascer.
Educaçao-> Taxa de alfabetização de adultos.
Renda Per Capita->PIB/populaçao e ajustado em dólar PPC(Paridade de poder de compra)...
A renda per capita é onde está a desigualdade,pois a minoria da população possui um grande poder aquisitivo tendo um maior PPC,e essas pessoas cada vez mais aumentam o seu poder(dinheiro),a maioria da população é mais pobre detém menos poder aquisitivo,baixo ppc,as campanhas de ensino ajudam a cobrir o IDH da população pobre tendo entao um bom nível de educação constado nesse índice,então o IDH está em uma média razoável porém escondendo essa grande diferença do poder de compra entre as classes sociais.
Gini
Distribuição de Renda - Coeficiente de Gini coeficiente de Gini é um parâmetro internacionalmente usado para medir a concentração de renda. O coeficiente de Gini varia de zero a 100.
Zero significaria, hipoteticamente, que todos os indivíduos teriam