Quixeramobim
Quixeramobim é o mais antigo município do sertão central cearense, estende-se por uma área de mais de 3.200 km², compreendendo dez distritos: Sede municipal, Belém, Encantado, Lacerda, São Miguel, Manituba, Nenêlandia, Paus Brancos, Passagem e Uruquê.
Sua paisagem é marcada pela planície semi-árida, onde afloram elevações rochosas cristalinas, sendo cortado por rios e riachos intermitentes. Seu principal recurso hídrico é o Rio Quixeramobim, que hoje está perenizado no trecho entre os açudes Fogareiro e Quixeramobim, sendo estas represas as constituintes das mais importantes obras hídricas do Município.
O rebanho bovino está na história de Quixeramobim desde sua colonização, quando foi instalada a Fazenda Santo Antonio do Boqueirão, pelo fundador da cidade, o português Antonio Dias Ferreira, que também construiu a capela que atraiu famílias para o seu entorno, da fazenda surgiu a Vila de Campo Maior, núcleo do qual nasceu a atual cidade.
Quixeramobim é uma cidade do interior do estado Ceará, mais conhecida como o Coração do Ceará. Dessa forma, é necessário que conheçamos sua história e as diversas interfaces que a compõe. Este trabalho por sua vez, mostra os principais órgãos da cidade, seus principais líderes e os meios de hospedagem existentes, tentando assim, fazer-se conhecer melhor e mais detalhadamente, esta cidade que é história e faz história na vida de toda uma população.
2. Objetivos
2.1. Objetivo Geral:
✓ Apresentar dados relevantes sobre o município, como: localização, área de abrangência, população, meios de hospedagem, clima, cultura e potencial turístico. Mostrando assim, o desenvolvimento que provêm do esforço e dedicação de todos que fazem parte da gestão do município.
2.2. Objetivos Específicos:
✓ Apresentar os órgãos públicos que são de extrema importância para o desenvolvimento da cidade;
✓ Identificar os principais fatores