quissama
ACONTECIMENTO
1619
A capitania de São Tomé foi renunciada a favor da Coroa portuguesa e posteriormente absorvida pela Capitania do Rio de Janeiro.
1627
09/09
Os sete capitães portugueses, liderados por Miguel Aires Maldonado, solicitaram as terras da região como pagamento pelos serviços militares por eles prestados nos combates contra os piratas franceses que infestavam o norte do Rio de Janeiro e nas guerras com os holandeses. O governador da capitania do Rio de Janeiro, Martim Correa de Sá, concedeu-lhes uma sesmaria que se estendia do rio Macaé e até o cabo de São Tomé e que incluía o território atual de Quissamã.
1630
Os índios Goitacazes da região foram atacados pelos índios tupinambás cristianizados da Aldeia de São Pedro e, em seguida, dizimados por expedições militares de portugueses do Espírito Santo (estado). A região ficou praticamente vazia, o que facilitou sua colonização posterior.
1632
Consta que ao chegarem aqui, em 1632, em sua viagem de exploração, encontraram um negro entre um grupo de índios, e estranharam a presença dele em terras ainda não exploradas pelos portugueses. Como sua origem era a nação Quissamã, na Africa, foi dado este nome ao lugar que acabavam de virem reconhecer. Quissamã é, portanto, uma palavra de origem angolana que significa “fruto da terra que está entre o rio e o mar “.
1632
22/12
Os Capitães ao visitar a Lagoa Feia, que até então chamava-se Iguassu, encontram suas águas turvas devido ao forte vento, devido a isto dão o atual nome à lagoa.
1633
Os Sete Capitães instalaram currais para a criação de gado na Freguesia do Furado, hoje, localidade chamada de Barra do Furado. A região, cercada pelo mar, lagoas, canais naturais e brejos, era considerada uma ilha.
1688
O capitão José de Barcellos Machado que, herdou as terras de Miguel Aires Maldonado, abriu nas suas terras um canal artificial ligando a Lagoa Feia e o mar, que ficou conhecido como canal do Furado (atualmente, corresponde, grosso modo, ao