disturbios circulatorrios

599 palavras 3 páginas
Embolias
Um êmbolo é definido como qualquer corpo estranho à corrente sanguínea ou linfática, transportado por ela e que fica retido em um vaso de calibre menor. Um êmbolo pode ocluir um vaso e causar uma embolia. Tromboembolismo
A embolia causada por trombos destacados é a mais freqüente de todas. O tromboembolismo pode ocorrer na:
1- Circulação pulmonar a embolia pulmonar é a forma mais comum de tromboembolismo e sua origem geralmente é de trombos vermelhos em veias de membros inferiores. Se o êmbolo for muito grande ele pode obstruir o tronco da artéria pulmonar no nível de sua bifurcação e causar morte instantânea por parada de toda a circulação. Esse êmbolo é chamado de êmbolo cavaleiro. Já êmbolos menores podem causar obstrução de ramos da artéria pulmonar. Tais obstruções geralmente não são fatais, mas podem causar infartos pulmonares.
2- Circulação sistêmica a origem mais comum de êmbolos em tromboembolismo sistêmico é o coração esquerdo nas seguintes situações:
a. Átrio esquerdo dilatado e insuficiente com fibrilação, como em casos de estenose mitral reumatismal;
b. Endocardite reumatismal;
c. Endocardite bacteriana;
d. Áreas de infarto do miocárdio;
e. Miocardite chagásica crônica.
A origem de êmbolos em artérias é mais rara. Entretanto, na bifurcação da artéria carótida são comuns placas de ateroma que podem sofrer trombose e funcionar como fonte de êmbolos para o cérebro, causando infartos no território da artéria cerebral média. O destino mais comum dos êmbolos originados no coração é o cérebro, rins, baço e membros inferiores.

Embolia gordurosa
Em casos de fratura de ossos longos, cuja medula óssea é amarela, pode haver liberação de gotículas lipídicas que ganham acesso a vênulas e daí à circulação sistêmica, chegando ao pulmão. No entanto, uma parte dos êmbolos lipídicos passa pelos pulmões porque os capilares pulmonares têm diâmetro maior que os de outros territórios e porque a gordura é líquida à
temperatura

Relacionados