quinta
A ética é uma ciência prática, com caráter filosófico, que norteia os atos do homem na sociedade e diz respeito à conduta moral nas relações pessoais, comerciais, ou qualquer outra.
A ética distituida do papel normatizador, ao menos no que diz respeito aos atos isolados torna-se examinadora da moral. Exame que consiste em reflexão, em investigação, em teorização. E a ética teoriza sobre as condutas estudando as concepções que dão suporte à moral. Donde deduzimos que a ética é a ciência da moral.
Moral é um conjunto de valores e de regras de comportamento, um código de conduta que coletividades adotam, quer sejam uma nação, uma categoria social, uma comunidade religiosa ou uma organização.
Abordar o tema responsabilidade social nas organizações remete à definição de ética, pois ambas estão intresecamente ligadas, A ética ilumina o ser humano, norteia a conduta individual e social e pode –se dizer que é a base da responsabilidade social. A responsabilidade social está diretamente relacionada à consciência social e a ética, ao respeito com as partes integrantes da sociedade, com seu desenvolvimento e consequentemente a capacidade de sobrevivência das futuras gerações.
2ª Faça uma breve retrospectiva histórica do surgimento da responsabilidade social. Explique.
Por volta do século XIX, nos Estados Unidos e Europa, a ética e a responsabilidade social eram aceitas como doutrina, apenas podendo ser aplicadas pelos monarcas nas negociações corporativas, mas não pela iniciativa privada. Na trilha da análise evolutiva do conceito de responsabilidade social, a história mostra que: após a independência dos Estados Unidos e até o inicio do século XX a legislação sobre corporações regia a realização de lucros para os seus acionistas, sem uma preocupação efetiva das organizações com investimentos sociais.
A partir da segunda metade do século XX e graças ao