quinta
PROJETO:"Família e Escola uma Integração Necessária"
APRESENTAÇÃO
O compromisso com a construção do ser humano exige uma pratica educacional compreensiva e real do contexto social e dos direitos e responsabilidades nas diversas dimensões à vida pessoal e coletiva.
Projeto não é palavra mágica. É uma proposta de trabalho que busca encontrar respostas para questões desafiadoras da escola, como o seu papel as dificuldades em cumpri-lo e as alternativas possíveis. Como tudo, sua qualidade vai depender das pessoas com ele envolvidas.
O Projeto “Família e Escola uma Integração Necessária”, objetiva identificar as causas que interferem negativamente na integração família x escola, proporcionando a ambas repensar o seu papel de possibilitadora e desafiadora do processo de constituição do sujeito e de construção do conhecimento. Sabe-se que a escola necessariamente tem de buscar formas de estar mais presente no dia-a-dia da comunidade no cotidiano da escola de modo que a escola, os estudantes, e os professores possam se envolver em atividades voltadas para o bem-estar da sua comunidade, desenvolvendo projetos que repercutem dentro e fora da escola.
A Pedagogia de Projeto tem fornecido subsídios para uma pedagogia mais dinâmica, mais centrada na criatividade e na afetividade discente, numa perspectiva de construção do conhecimento pelos alunos, mais do que na transmissão dos conhecimentos pelo professor.
JUSTIFICATIVA
Pensar ações pedagógicas estruturadas para a cultura atual inclui conhecer os alunos, suas inquietações, suas concepções e seus propósitos diante da vida. É necessária ajudá-los a desenvolver a capacidade de reorganizar as informações assimiladas sem criticidade em sua vida cotidiana, sem perder de vista que a aprendizagem e o ensino envolvem pensamento, ação, emoção, percepção e afetividade.
Nesta perspectiva de um novo olhar sobre a educação, a escola de Ensino Fundamental José Bezerra Filho aplicará o “Projeto Família e