a quinta
Desde pequenos, aprendemos a dividir e separar os problemas para que possamos facilitar, a sua execução. E a partir disso deixamos de ver e perceber as consequências que os nossos atos possuem. Se Houver um resgate na capacidade de ver o mundo como um sistema que possui forças entrelaçadas e relacionadas entre si, haverá condições de formar as organizações de aprendizagem, onde as pessoas irão ser colocadas nos objetivos, mais altos, e aprenderão a criar os objetivos desejados e usar os altos níveis de raciocínio, sendo assim, aprenderão a aprender em grupo. A inovação no campo do comportamento humano é chamada de “disciplina”. Que significa um conjunto de técnicas que devem ser estudadas e dominadas para serem postas em praticas. Você só vai se tornar competente em uma disciplina se praticar.
Embora as cinco disciplinas sejam desenvolvidas separadamente cada uma delas é importante para o desenvolvimento das outras quatro são elas:
Domínio pessoal;
Modelos mentais;
Objetivo comum (visão compartilhada);
Aprendizado em grupo;
Raciocínio sistêmico (a quinta disciplina).
A quinta disciplina é o raciocínio sistêmico é a base da organização que aprende. E fundamental que todas as disciplinas funcionem em conjunto.
Primeira disciplina – Domínio Pessoal
Pode-se dizer que ele é a base espiritual da organização. Pois através dela aprende-se a esclarecer e aprofundar, os objetivos pessoais, concentrar as energias, desenvolver a paciência. Ou seja, fazer com que a vida seja vista de uma forma criativa.A essência do domínio pessoal esta em aprender a gerar e manter a criatividade em nossas vidas.
Pessoas que tem um domínio pessoal mais desenvolvida procuram ver a vida com maior clareza, porem não deixam de lado sua individualidade. O crescimento pessoal deve ser sempre uma opção. Ninguém pode ser forçado a desenvolver seu domínio pessoal. O que o gerente pode fazer é trabalhar para que na organização seja criado um clima em que sejam