Quimíca
Nome : Dionata #Deus
Turma:83
Numero:10
Introdução :
No início do século (XX),com o objetivo de melhorar a produtividade ,Henry Ford colocou em prática ,na sua fábrica de automóveis ,a produção em série por meio das fomosas linhas de montagem.
Os resultados obtidos por for foram surpreendentes: produziam-se mais carros em menos tempo ,logo, o lucro era maior. Entretanto, tal prática levou á crescente racionalização do trabalho e á robotização do trabalhador, já que os funcionários da fábrica Ford acabavam executando uma única tarefa de maneira continua e repetitiva.
Graças a Henry Ford , os automóveis puderam ser produzidos em larga escala ,tornando-se um símbolo do século XX, que é denominado , por alguns historiadores, “o século do automóvel”. Nós já vimos que a oferta de combustíveis baratos incentivou a construção de rodovias e o consumo de veículos grandes e possantes (e que “bebiam” muita gasolina”). Porém, também vimos que ,na década de 1970,duas crises elevaram os preços do petróleo. Desenvolvimento:
Justamente nessa época ,na década de 1970,começou a ocorrer uma transformação significativa nos processos de produção de automóveis. Tal mudança , que teve início nas fábricas automotivas, posteriormente influenciou outras áreas de sociabilidade humana, como veremos adiante. Se o fordismo nasceu nos Estados Unidos ,os novos métodos de produção foram criados do outro lado do mundo, mais precisamente no Japão.
Devido á alta dos preços do petróleo ,tornou-se necessário reduzir ao máximo os custos de produção , ao mesmo tempo que se otimizavam os lucros. Com esses objetivos , na fábrica da Toyota, adotou-se um novo sistema de produção ,diferente do Fordismo e de suas linhas de montagem.
As mudanças na produção de automóveis caracterizaram o processo que ficou conhecido como Toytismo , no qual a terceirização de etapas de fabricação foi a solução encontrada para reduzir