QUIMICOS DE PROCESSAMENTO
UNIVERSIDADE POTIGUAR
QUIMICOS DE
PROCESSAMENT
O
ROSANNY KELLY
TALITA PALOMA
NOEMI SANTOS
AGATHA CHRISTIE
WIGOR DENNES
DOCENTE: João Lindemberg
COMPONETES QUIMICOS DO
REVELADOR
FENIDONA
HIDROQUINONA
CARBONATO
SULFATO
DE SÓDIO
BROMETO
ÁGUA
DE SÓDIO
DE POTÁSSIO
REVELAÇÃO
A etapa de revelação consiste da colocação do filme em uma solução química composta de várias substâncias, para que a prata metálica fique enegrecida e visível, deixando que venha à tona a imagem ainda escondida na película do filme. Cada uma das substâncias que compõem o líquido revelador tem uma função bem definida no processo, e elas são descritas a seguir:
Redutor:
Responsável pela conversão dos grãos de brometo ou iodeto de prata em prata metáli-ca visível, composta pela fenidona, responsável pela metade ou menor porção de cinza na imagem, e pela hidroquinona, encarregada da produção da porção mais densa (mais escura) da imagem.
Ativador:
Esse elemento, o Carbonato de Sódio, possui a função de suavizar e inchar a emulsão, para que o redutor possa ter acesso aos grãos de prata que absorveram radiação.
Restritor:
O elemento restritor, responsável pela moderação na taxa de revelação é o
Brometo de Potássio.
Preservativo:
Este componente, sulfato de sódio, tem a função de proteger os agentes redutores contra a oxidação, resultante de seu contato com o ar e reduzir a ação dos agentes de oxidação.
Água:
É o elemento solvente da solução, ou seja, aquele que ajuda a diluir a concentração dos produtos e ajuda no transporte dos elementos quími-cos até o contato com os microcristais.
Todos estes 6 produtos que fazem parte do líquido revelador possuem cada um sua função específica no sucesso da transformação da imagem latente me imagem visível. No entanto, mesmo com a presença do elemento restritor, deve-se cumprir exatamente o tempo necessário para o processo de revelação. Se o tempo