O que é a Matrix
TÚLIO FIGUEIREDO PRATA
O QUE É A MATRIX?
Uma análise estética do mundo invisível
SÃO LUÍS
2014
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho é dedicado a análise estética do filme Matrix (1999). A proposta é identificar quais são os efeitos de natureza estética gerados pelo filme, tendo como base as categorias estéticas definidas por Sourriau.
A análise segue as seguintes etapas: inicialmente apresentamos os diretores, a obra, as personagens e as principais cenas, em seguida, identificamos as categorias presentes no filme e analisamos seus potenciais efeitos estéticos.
2 DIRETORES Lana (que era Larry na época de Matrix) e Andy Wachowski nasceram em Chicago, Illinois, nos anos de 1965 e 1967 respectivamente. Conhecidos como “irmãos Wachowski”, o primeiro roteiro deles foi para o filme Assassinos (1995). A estreia da dupla na direção foi com o filme Ligadas Pelo Desejo (1996), que foi bem recebido. Em seguida tiveram grande sucesso com Matrix (1999) e suas duas continuações: Matrix Reloaded (2003) e Matrix Revolutions (2003).
Outros projetos incluem roteiro e produção do cult V de Vingança (2005), uma versão para as telonas de uma série de anime japonês, Speed Racer (2008), e o ambicioso A Viagem (2012).
3 A OBRA “Um hacker aprende, através de um misterioso grupo de rebeldes, sobre a real natureza de sua realidade e seu papel nesta guerra contra seus controladores”. Essa é uma sinopse extremamente simples do primeiro filme da série Matrix (1999), fenômeno da ficção científica escrito e dirigido pelos irmãos Wachowski.
O filme é riquíssimo em interpretações e instigou muitos fãs a criar teorias bem criativas sobre a obra, mas neste tópico quero começar abordando aspectos externos ao filme, para aí então chegar a aspectos relativos à trama mesmo (que contemplo com mais clareza no tópico das cenas). Como se déssemos um passo para trás (para nos localizar na paisagem) para depois dar passos à frente