Refinação do petroleo
Guilherme Jacó da Silva, N°5 ,1°EM A
Trabalho de Química
Trabalho individual apresentado na disciplina de química, solicitado pelo professor Orivaldo para obtenção de nota parcial no primeiro trimestre.
ARAUCÁRIA
2013
Súmario
1- Introdução .................................................................................................. 02
2- O processo de refino do petróleo ...............................................................03 3- Destilação fracionada ..................................................................................03
4- Processamento Químico .............................................................................04 5- Craqueamento .............................................................................................04
6- Conclusão ......................................................................................................0
Introdução
Este trabalho se trata da separação do petróleo desde a parte bruta até se transformar em outras substancias. Aprofundando o processo de craqueamento e destilação fracionada.
O processo de refino de petróleo
Um barril de petróleo bruto é composto por diversos tipos de hidrocarbonetos. O refino de petróleo separa tudo isso em várias substâncias úteis. Para isso, os químicos seguem algumas etapas.
A maneira mais antiga e comum de separar os vários componentes é usar as diferenças entre as temperaturas de ebulição. Isso é chamado de destilação fracionada. Basicamente, esquenta-se o petróleo bruto deixando-o evaporar e depois condensa-se este vapor. Técnicas mais novas usam o processamento químico, térmico ou catalítico em algumas das frações para criar outras, em um processo chamado de conversão. O processamento químico, por exemplo, pode quebrar cadeias longas em outras menores. Isso permite que uma refinaria transforme óleo diesel em gasolina, de acordo com a demanda por gasolina.
As refinarias