Petróleo
IGOR VIEIRA HARMMER
GUSTAVO LUCAS MOREIRA DE ARAÚJO
Petróleo
Cacoal 2014
MATHEUS ALVES DE OLIVEIRA
IGOR VIEIRA HARMMER
GUSTAVO LUCAS MOREIRA DE ARAÚJO
Petróleo
Trabalho apresentado com requisito principal para obtenção de nota e aprimoramento dos conhecimentos no 3º Ano do ensino médio na diciplina de Química.
Professora: Thaila Fernanda
Cacoal 2014
Introdução Este trabalho foi realizado, tendo como base pesquisas detalhadas e analisadas, com objetivo de expor, conceitos do petróleo como sua origem, descoberta, refinação e uso industrial, de forma clara e objetiva para a melhor compreenção do leitor.
Cacoal 2014
Petróleo Formação:
A hipótese mais aceita leva em conta que, com o aumento da temperatura, as moléculas do querogênio começariam a ser quebradas, gerando compostos orgânicos líquidos e gasosos, num processo denominado catagênese.
Para se ter uma acumulação de petróleo seria necessário que, após o processo de geração e expulsão, ocorresse a migração do óleo e/ou gás através das camadas de rochas adjacentes e porosas, até encontrar uma rocha selante e uma estrutura geológica que detenha seu caminho, sobre a qual ocorrerá a acumulação do óleo e/ou gás em uma rocha porosa chamada rocha reservatório.
É de aceitação para a maioria dos geólogos e geoquímicos, que ele se forme a partir de substâncias orgânicas procedentes da superfície terrestre (detritos orgânicos), mas esta não é a única teoria sobre a sua formação.
Uma outra hipótese, datada do século XIX, defende que o petróleo teve uma origem inorgânica, a partir dos depósitos de carbono que possivelmente foram formados com a formação da Terra. Primeiro Poço:
O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos - Pensilvânia - no ano de 1859. Ele foi encontrado em uma região de pequena profundidade (21m). Ao contrário das escavações de