Quimico
REGRAS DE SOLUBILIDADE
Objetivo:
O objetivo desta prática é estabelecer regras de solubilidade de sais e reconhecer alguns íons através de seu comportamento frente a alguns reagentes específicos.
Introdução Teórica:
Átomos de diversos elementos químicos apresentam diferentes tendências para atrair elétrons. A capacidade que os átomos de um determinado elemento possuem para atrair elétrons é denominado eletronegatividade. Há várias décadas, químicos se preocupavam em estabelecer escalas numéricas para expressar eletronegatividade, sendo a mais importante a que foi elaborada por Linus Pauling. A partir dos valores propostos por Pauling, pode-se construir a fila de eletronegatividade abaixo:
F > O > N = Cl > Br > I = S = C > P = H metais
_______________________________________________
eletronegatividade crescente
As substâncias iônicas são compostos formados por partículas com carga elétrica positiva (íons positivos ou cátions) e or partículas com carga elétrica negativa (íons negativos ou ânions) sendo que essas partículas se mantêm ligadas uma das outras por força de natureza elétrica. Isso não ocorre com substâncias covalentes, nestas as moléculas não são partículas com cargas elétricas embora apresentem pólos elétricos (moléculas polares) ou não (moléculas apolares). As moléculas apolares não sofrem desvios por ação de campos desviados pela ação de compostos elétricos, pois suas forças se cancelam. Nas moléculas polares há formação de um dipolo elétrico, portanto pode-se estabelecer uma regra geral:
“SUBSTÂNCIA POLAR ENDE A SE DISSOLVER BEM EM OUTRA SUBSTÃNCIA POLAR”
“SUBSTÂNCIA APOLAR TENDE A SE DISSOLVER BEM EM OUTRA SUBSTÃNCIA APOLAR”
Em uma molécula de HCl, devido à diferença de eletronegatividade entre H e Cl, essa molécula é polar. Sua extremidade negativa atrai a extremidade positiva de outra molécula vizinha, essa força de atração entre os