quimicas
O objetivo dessa experiência é de se estabelecer a relação entre massa e volume de determinado material, ou seja, de se obter a densidade de cada um dos materiais utilizados na experiência.
Introdução teórica
O álcool metílico, conhecido como metanol é composto por um átomo de carbono, três átomos de hidrogênio e uma hidroxila (CH3OH), é um álcool oriundo da mesma família do etanol; seu uso, como carburante, remonta ao início do século, quando teve sua utilização como combustível pelo pioneiro Henry Ford. Pode ser extraído da nafta, do xisto, gás, da madeira ou do carvão vegetal. Os meios mais simples e usuais são a gaseificação do carvão vegetal e da madeira ou pirólise dos mesmos. Na Europa se utiliza um processo de reação catalítica de monóxido de carbono e hidrogênio, muito caro e altamente sofisticado. O metanol é extremamente tóxico, pois ele penetra no corpo humano pela pele, vias respiratórias e digestivas, podendo levar à cegueira total ou parcial e até mesmo à morte.
Parte experimental
Primeiramente a professora nos ensinou a utilizar o densímetro medindo a densidade do álcool. Após isso, a professora nos ensinou a utilizar a proveta, segurando com dois dedos e mantendo ao nível dos olhos. Já para medir a massa com a balança, deve-se esperar ela se estabilizar, pois há variações de peso nela durante os primeiros segundos. Na parte experimental, foi medida a densidade dos materiais, relacionando se a massa e o volume dos mesmos. Obtemos estes valores utilizando os materiais necessários para a medição de massa e volume, como proveta para medir o volume e balança para medir a massa.
Material utilizado
Os materiais a serem utilizados no experimento, são:
●Proveta: que serve para medir o volume dos materiais
●Balança: que é utilizada para medir a massa dos materiais
●água: serve como indicador, que marca o volume na proveta.
●álcool, borracha, clips e moeda de um real: foram os materiais a serem medidos.