Quimica
KIZZIA RAQUEL MARQUES COSTA
RICARDO FELIPE RIBEIRO
ATLAS DE MICROBIOLOGIA
ITUMBIARA
2013
SUMÁRIO
Bolores 03 Leveduras 10 Coliformes Totais 15 Coliformes Termotolerantes 19 Escherichia coli (E.coli) 22 Salmonella 26 Bacillus cereus 30 Staphilococcus aureus 35 Listeria monocytogenes 40 Campylobacter 46
MICRORGANISMO: BOLORES
MICRORGANISMO: BOLORES
I) DEFINIÇÃO:
Os Bolores são fungos pluricelulares, que crescem sobre as mais diversas variadas substâncias, provocando-lhes a decomposição. O corpo ou talo de um fungo consiste em um micélio e nos esporos. Cada micélio é uma massa de filamentos chamada hifa. As Hifas infiltram-se nas matérias orgânicas e suas células eliminam enzimas que as digerem. Resultam dessa digestão substâncias mais simples que ficam no meio, em solução, e assim podem ser absorvidas em toda a superfície das hifas. O micélio aumenta, crescendo sem orientação e em todas as direções. Quando bem desenvolvido, algumas hifas formam pequenas esferas geralmente escuras, visíveis a olho nu, cada uma com centenas de microscópicos esporos.
Rompendo-se a membrana de uma dessas esferas, os esporos ficam dispersos no ar e caem em qualquer lugar. Onde houver alimento disponível e umidade, os esporos germinam e formam novos micélios.
É por isso que se torna muito difícil a eliminação de bolores de certos lugares, Seus Esporos estão sempre presentes em grande número no ar, em qualquer ambiente, compondo, com outros tipos de partículas, a poeira.
Os bolores são extremamente versáteis, a maioria das espécies capaz de assimilar qualquer fonte de carbono derivada de alimentos. A maioria também é indiferente com relação às fontes de nitrogênio, podendo utilizar o nitrato, os íons de amônia e o nitrogênio orgânico. Também são bastante resistentes à condições adversas, como pH ácido e atividade de água baixa. A temperatura ótima de crescimento da maioria dos fungos encontra-se na