Projeto cultural
As festas juninas são um dos traços mais fortes da cultura popular e do folclore brasileiro, presentes em todas as regiões do país. A tradição é herança dos povos europeus e surgiu no século IV como uma celebração católica a São João – daí o fato de em alguns lugares ser chamada de Festa Junina. Quando foi trazida para o Brasil pelos portugueses, a festa acabou incorporando traços da cultura africana e indígena.
A festa junina no Brasil acabou tornando-se uma festa que celebra a fé, a gastronomia popular e as danças folclóricas tradicionais nas regiões do país, como o baião, quadrilha etc.
A cultura é de fundamental importância para manter as tradições de uma cidade. No caso de Iraquara as manifestações culturais sempre evidenciaram as riquezas do seu povo, contudo ainda há um vasto campo a ser explorado.
A idéia surgiu, com a percepção de que as tradições das festas juninas (Quadrilhas, Pau de fita, arco das Flores, casamento da roça etc..) em algumas regiões estão sendo esquecidas. Tendo como principal importância, resgatar a essência cultural da festa junina, assim como, dimensionar e incentivar as escolas e a comunidade. O projeto será realizado no dia 12/ 13 de junho de 2013, na Praça dos Eventos de Iraquara para todo o público que comemora a festa junina.
Justificativa A proposta desse projeto, entretanto, se preocupa em fazer com que toda a comunidade escolar e população de Iraquara, tomem conhecimento da simplicidade da Festa Junina, lançando a proposta de valorizar essa, que é uma das festas mais populares do Brasil.
A festa junina caracteriza-se como uma das manifestações culturais mais tradicionais e divertidas do nosso país, com vestuários, danças, músicas e comidas típicas variadas.
As escolas têm papel fundamental nesse processo, uma vez que também é responsável pela