Quimica
Resumo: O objetivo do presente estudo foi determinar o efeito da suplementação com selénio e vitamina E sobre os parâmetros hematológicos de cordeiros infectados experimentalmente com Haemonchus contortus. Trinta cordeiras foram distribuídos nos seguintes grupos: grupo 1, os animais infectados, grupo 2, infectados e suplementado animais, Grupo 3, controles e grupo 4, não infectadas e animais suplementados. Grupos 1 e 2 receberam 5000 larvas de H. contortus (L3) por via oral por animal. Nos grupos 2 e 4, a suplementação com 0,1 mg / kg de selenito de sódio
(1,67%) e 2000 UI de vitamina E, administrado intramuscular, foi realizada no dia 0. As colheitas de sangue foi realizada nos dias 0, 20, 30, 45, 60 e 80 a determinar o hemograma. Ovos por grama de fezes (OPG) foi quantificada nos dias 0, 20, 45 e 80. Em relação ao número de eritrócitos, o hematócrito, a hemoglobina, o total leucócitos e linfócitos, as diferenças principais foram observada quando os grupos parasitados foram comparados com o suplementado apenas grupo , quando este mantido a níveis mais altos. Em cordeiros suplementados com vitamina E e selénio, houve um aumento da imunidade celular resposta mediada por neutrófilos.
introdução
Infecções por vermes representam a maior e mais grave problema de saúde a respeito de criação de ovinos, potencialmente fazendo ovinocultura economicamente inviável (Buzzulini et ai. 2007). O efeito nocivo dos parasitas é sentida não só na desenvolvimento retardado, mas também na diminuição da produção e qualidade da carne e a lã, e pode ser considerado como o principal causa da redução da produtividade e aumento da morbidade e mortalidade no rebanho (Urquhart et al., 1998).
Haemonchus contortus é predominante em várias regiões
Brasil, onde é considerado o principal parasita de ovelhas
(Fernandes et ai. 2004).