Aprendizagem
RESUMO
Atualmente as palavras de ordem são aprendizagens significativas, mudança conceitual e construtivismo. Um bom ensino deve ser construtivista, promover a mudança conceitual e facilitar a aprendizagem significativa. O trabalho didático-metodológico na Educaçao Infantil deverá, assim, propiciar ao aluno a construção de seu conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que o levem a ampliar sua capacidade de aprendizagem e a exercer a cidadania.Nessa perspectiva educacional, portanto, cabe ao professor, através de sua intervenção pedagógica, propiciar situações significativas de apredizagem, em que o saber previamente construído pelo aluno da Educação infantil.
Palavras-chave: Aprendizagem: Educação infantil; Construção.
1 INTRODUÇÃO
Dentro da Educação infantil, a leitura e escrita são processos muito complexos e as dificuldades podem ocorrer de maneiras diversas, além disso, temos a aquisição da leitura e escrita como fator fundamental e favorecedor dos conhecimentos futuros; é uma ferramenta essencial, ou mesmo a estrutura mestra onde serão alicerçadas as demais aquisições.
Para desenvolver os estágios superiores da linguagem: a compreensão da palavra impressa (a leitura) e a expressão da palavra impressa (a escrita), a criança precisa (além de ter sedimentado de forma harmoniosa as etapas da oralidade), ser capaz de articular todos os sons da língua, o que normalmente se determina aos seis anos (observadas as diferenças maturacionais de cada indivíduo). Requer ainda a ampliação e domínio do universo vocabular. (FREITAS, 2012)
Como a leitura também pode ser compreendida como um processo complexo que se inicia e se desenvolve, ao longo da vida do indivíduo, sendo, predominantemente, aprendida na escola, em função das experiências criadas nos contextos formais de ensino e aprendizagem.
Portanto a finalidade deste paper é falar