Distribuição de trabalho
Curso de Ciências Contábeis.
DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO
Cacoal
2013
Introdução
A busca de desempenho organizacional está alicerçada em estratégias e posturas que, por sua vez, são o produto do processo de gestão. Quanto melhor e mais eficaz for o processo de gestão (administração), maiores as possibilidades de sucesso no empreendimento, seja ele qual for – com, ou sem fins lucrativos.
A base de todo o contexto organizacional está alicerçada no elemento mais simples de todo o processo, ou seja, o trabalho, representado pela tarefa desenvolvida por cada um dos elementos humanos que fazem parte da organização, em todos os seus níveis.
Em nossos dias, ao contrário, a participação das pessoas não apenas em sua função específica, mas com um comprometimento e envolvimento completo com a organização, é muito valorizado e buscado. Entende-se que o indivíduo é uma rica soma de conhecimentos e experiências, extremamente úteis à organização. A este conjunto de valores – considerado um verdadeiro patrimônio, devem ser adicionadas condições propícias e adequadas de trabalho, de forma a que se aproveite o máximo de cada colaborador.
DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO
A Análise da Distribuição do Trabalho é entendida por ARAUJO (2005), como o equilíbrio entre a carga de trabalho atribuída a um colaborador e os resultados de qualidade, rendimento, eficiência, eficácia e produtividade.
O instrumento no processo da análise é o Quadro de Distribuição do Trabalho – QDT, utilizado com o objetivo de se analisar as diversas atividades atribuídas a cada uma das unidades orgânicas existentes numa data empresa. (CURY, 1995).
Capacidade física e intelectual + condições de trabalho Volume de trabalho
Habilidades, criatividade,